Quem não adora a culinária italiana? Comer pratos famosos de massa italiana, pratos antigos de massa italiana que fazem nossos olhos brilharem e a boca salivar é, absolutamente, dos deuses!

Os pratos de massa italiana são os mais famosos representantes da culinária italiana. Todos com suas histórias e regionalidades, estes pratos atravessaram gerações!

A Itália, mesmo sem ter dimensões continentais como o Brasil, possui regiões bastante distintas em relação à cultura e, também, à culinária.

A partir de agora, levaremos você em uma viagem pelos 4 mais tradicionais pratos da culinária italiana. Venha conosco!

 

4 Pratos de massa italiana que atravessam gerações

As mais famosas massas italianas meio que já estão no inconsciente de todos, principalmente, em relação à pizza.

Mas, a pizza não é um dos pratos de massa italiana mais antigos ou tradicionais, embora, com certeza seja o mais famoso e o mais difundido mundialmente.

Um pouco mais a frente, neste pequeno artigo, iremos detalhar alguns detalhes históricos da culinária italiana e, também, da dieta daquele país.

Mas vamos ao que interessa!

  1. Lasagna!

A lasanha é uma das paixões dos brasileiros! Uns dizem que é originária de Nápoles. Diem, até, que ela não é italiana, mas inglesa, ou grega! Mas, isso não importa! O fato é que ela se tornou conhecida e difundida a partir da Itália! Dizem, também, que é um dos mais antigos pratos da culinária italiana.

A lasanha é mais consumida em Bolonha e na Toscana. E, de acordo com a tradição italiana, é feita com folhas de massa de farinha de trigo e ovos fresca, dispostas em camadas e cobertas com bechamel, ragu de carne bovina e porco, e fatias ou ralados grandes de queijo parmesão.

  1. Raviolli

Surgiu por volta do século XII, na Sicília, no Sul da Itália. Antes, não eram recheados, mas a massa e a forma de preparo não mudaram.

Para levarem esse nome, as massas não podem possuir outros formatos que não quadrados e retangulares.

Foi descoberto, no século XIV, um manuscrito veneziano onde havia uma receita de raviolli, que dizia que a massa deveria levar ervas verdes com ovo batido e queijo fresco, todos cozidos em caldo de carne.

  1. Gnocchi ou o nosso conhecido “Nhoque”!

Derivado de uma palavra italiana que quer dizer “nó da madeira”, o nhoque é muito apreciado desde o tempo do Grande Império Romano. Sendo uma das massas mais antigas e apreciadas no mundo todo.

A batata só veio a fazer parte da receita a partir do século XVI, quando este legume começou a ser introduzido na Europa.

  1. Espaghetti!

Não há como não falar de massa italiana e não falar em espaguete. O espaguete, hoje já se sabe, tem sua origem na China, levado à Europa pelos árabes! Uma boa mistura cultural!

O fato é que, como disse Prezzolini “o espaguete tem o mesmo direito ou mais de pertencer à civilização italiana que Dante tem”.

Existem vários tipos de espaguete, todos variando de nome de acordo com o diâmetro do fio, formando vários, deliciosos e tradicionais pratos de massa italiana.

Spaghettone, spaghettino, capellini, vermiceli, vermicelloni, são alguns tipos de espaguete. O mais fino é chamado de cabelo de anjo e o mais grosso, vermicelloni giganti.

Além do diâmetro da massa, o que difere os pratos de espaguete são os molhos e caldos a eles incorporados.

Os espaguetes mais finos são consumidos com molhos menos espessos, como caldos de carne, enquanto os mais grossos levam os molhos mais encorpados, como o bechamel, o ragu, molho quatro-queijos etc.

 

Um artigo é muito pouco para falar dos riquíssimos pratos de massa italiana. Outros pratos famosos de massa italiana, também foram e são passados de geração em geração, como: risotos, tortelinis, calzones, canelonis, rondellis, etc.

 

Gostaram de nossa análise? Comentem! E aguardem novidades!